domingo, 1 de agosto de 2010

Reflexões sobre o papel do líder

Por Moacir Garcia

Como líderes, precisamos dar o melhor exemplo. Não podemos impor nossa vontade, mas levar os colaboradores a entender que a experiência pode nos permitir ver os problemas da empresa por um prisma diferente – visualizar a floresta, não apenas as árvores.

Muitas vezes teremos de usar estilos diferentes de liderança com colaboradores diferentes. Não podemos tratá-los de forma semelhante.

Explico: Se o colaborador é interessado, dedicado ao serviço, aos interesses da empresa, logo, não poderemos agir com ele da mesma forma que lidaríamos com aquele funcionário que precisa de ser observado, acompanhado de perto para cumprir suas obrigações.

Assim, percebemos que a liberdade que um colaborador pode ter dentro da empresa dependerá também da forma que reage às ordens e ao cumprimento de suas tarefas.

Por fim, como líderes precisamos de um aprendizado constante, buscando compreender tanto a nossa missão quanto a do colaborador. E para isso é necessário empatia, ou seja, nos colocarmos em seu lugar. Só assim poderemos [tentar] fazer o melhor, sabendo que não há empresa sem pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário