quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Educação a distância: ensino democratizado para todos


Por Moacir Garcia

A educação a distância (EaD) não é novidade no Brasil - surgida no século XX com os chamados cursos por correspondência, a exemplo do Instituto Universal Brasileiro e Instituto Padre Reus, pioneiros nessa modalidade.

Já o ensino superior EaD é recente. Foi legalizado através da Lei 9.394/1996, em seu artigo 80 - este artigo é regulamentado pelo Decreto 5.622/2005.

Através da EaD, locais como o interior de nosso País, onde o acesso à educação superior seria quase impossível devido à longa distância dos grandes centros urbanos – onde geralmente funcional as faculdades - se houver acesso a internet, também haverá acesso à educação de qualidade.

Assim, o acesso à educação se tornou mais democratizado através da EaD, pois dessa forma mais pessoas têm a possibilidade de efetuar diversos cursos online e até mesmo concluir cursos superiores e pós-graduações.

2 comentários:

  1. Fiz meu curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação na modalidade EaD e fiquei muito satisfeito. Apesar de morar em uma capital, o EaD também é ideal para quem não gosta de enfrentar todos os dias o trânsito estressante das grandes cidades.

    ResponderExcluir
  2. Luis Marcos Leite,

    A Educação a Distância (EaD) é a educação do futuro.

    Na Europa e nos Estados Unidos cursos EaD não são novidades há mais de 150 anos.

    Nosso País ainda está muito atrasado neste sentido, já que somente em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) a EaD teve respaldo legal através do seu art.80, regulamentado através do Decreto nº 5.622/2005, quase 10 anos depois da LDBEN.

    MOACIR GARCIA
    Tecnólogo em Gestão de RH

    ResponderExcluir