domingo, 26 de setembro de 2010

Por que o relacionamento é tão importante?

Por Luiz Marins

Pouca gente parece compreender por que o relacionamento é tão importante para o sucesso de pessoas e empresas no mundo de hoje. E sem essa compreensão, não cultivam um bom relacionamento e talvez esteja aí uma das razões de seu insucesso.

A importância e o valor do relacionamento advêm do fato de que estamos vivendo num mundo com muitos concorrentes, com qualidade semelhante e preços similares. Pessoas e empresas concorrem com iguais em quase tudo.

Onde estará a diferença?

O que fará com que um cliente compre de minha empresa?

O que fará com que eu seja escolhido dentre tantas pessoas iguais a mim?

É óbvio que a qualidade, conteúdo, conhecimento, caráter, etc. são fundamentais. Mas isso é obrigação de todos e nem se discute mais. É preciso que fique muito claro que o bom relacionamento não substitui a competência, nem a qualidade. Mas quando tem que se fazer uma escolha entre iguais o bom relacionamento mostrará o seu valor. Aí é que o bom relacionamento tem enorme importância.

Um bom relacionamento com fornecedores e clientes pode garantir contratos duradouros. Um bom relacionamento com pessoas pode garantir um emprego melhor ou mesmo uma promoção, pois essa será uma grande diferença de valor quando se tem que escolher entre iguais.

Assim, para vencer nos dias de hoje, repito, além da competência, honestidade, qualidade, conhecimento e conteúdo é preciso cuidar dos relacionamentos. Pense nisso. Sucesso!

Professor Luiz Marins é doutor (Ph.D.) em Antropologia (Austrália); Pós-Doutorado em Macro-Economia (London School of Economics - Sydney/Londres); Licenciado em História, Bacharel em Direito e Técnico em Contabilidade; Estudou Ciência Política e Relações Internacionais (Universidade de Brasília) e Negociação (New York University); Consultor de várias Empresas Nacionais e Internacionais.

Fonte: Portal do Administrador

Nenhum comentário:

Postar um comentário