quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Como motivar seus funcionários usando os princípios da pirâmide de Maslow

Por RH Central

A Psicologia define motivação como “a força propulsora (desejo) por trás de todas as ações de um organismo”. Já para o Dicionário de Marketing é um “conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam...”

Há quem diga que motivação é um sentimento de uma necessidade, outros definem como transformar um motivo em ação, atitude.

Existem diferentes teorias para a motivação, e uma das mais consagradas é a de Abraham Maslow, (1908-1970) psicólogo norte-americano, considerando o pai do humanismo na psicologia. Sua teoria diz que nós seres humanos, possuímos diversas necessidades, e estas podem ser separadas em categorias hierarquizadas.

Segundo Maslow, para motivar uma pessoa, deve-se identificar qual é a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade, e supri-la antes de pensar noutras categorias mais altas. Estas categorias são normalmente apresentadas na forma de uma pirâmide, por isso, veja essas necessidades sendo a primeira a mais baixa e a última a mais alta. Isso vai ajudá-lo a melhor motivar seus funcionários na sua empresa.

1. Necessidades Fisiológicas: Principal prioridade humana, pois entre elas estão beber, comer e respirar. Sem estas necessidades as pessoas ficam doentes e debilitadas.

2. Necessidades de Segurança: Qual pessoa sente-se confortável com a insegurança? Todos querem segurança financeira, física, emocional, familiar, etc.

3. Necessidades Sociais: Com as categorias anteriores (Fisiológicas e de Segurança) estejam supridas, surgem as necessidades socais, como inclusão social, ter e fazer amigos, amar e ser amado, encontrar na família uma base afetiva,etc.

4. Necessidades de Status e Estima: Ser reconhecido como uma pessoa inteligente, competente, capacitada faz parte das necessidades de Status e Estima. É possível ainda destacar o desejo pela fama, poder e prestígio. Por causa disso muitos se transformam em prepotentes, gananciosos e arrogantes.

5. Necessidade de Auto Realização: Pode haver algo mais agradável do que a sensação do dever cumprido, quero dizer... Ter consciência de que você explorou todas as suas habilidades em prol de um objeto específico. Todos gostam de encarar os problemas e resolve-los, de enfrentar desafios e vencer, de dar o melhor de si e conquistar coisas e bens com o fruto de sua capacidade e esforço. Esta capacidade nos é natural e significa atingir o máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário