domingo, 29 de maio de 2011

Serviço público de excelência é meta para seis mil formandos de Gestão Pública

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou uma das maiores formaturas do Brasil. Na quarta-feira (25.05.2011) 6.050 servidores e agentes públicos do Paraná receberam o título de tecnólogo em Gestão Pública. A cerimônia foi transmitida ao vivo para 104 cidades do Estado e pela internet, em tempo real, para todo o país. Atingir o nível de excelência nos serviços prestado por órgãos públicos é um dos principais objetivos do curso.

Presidente de honra da solenidade, o governador do Paraná, Beto Richa, destacou a qualificação dos servidores. “A conclusão do curso significa um degrau rumo ao sucesso profissional”, disse. O governador também lembrou sobre a importância da ferramenta utilizada. “A Educação à Distância [EaD] modernizou-se e incorporou novas tecnologias a favor do aluno. O método EaD emerge como superação das limitações de tempo e espaço”, comentou.

Também com relação à metodologia utilizada pelo curso, o reitor do IFPR, professor Irineu Mario Colombo, ressaltou o pioneirismo do Instituto. “A interação proporcionada pela tecnologia, o 0800 à disposição do aluno e a utilização de material didático elaborado por professores do curso fez com que nossa metodologia fosse escolhida pelo Ministério da Educação como referência nacional para a modalidade à distância”, afirmou.

Por ter sido o primeiro e o maior curso do gênero, a metodologia empregada tornou-se referência nacional e em 2.012 será estendido a todo o País, com previsão inicial de atender 30.000 servidores e agentes públicos de 1.000 municípios brasileiros, podendo atender até 500.000 pessoas em cinco anos. O curso será oferecido por meio de parceria entre o IFPR, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Além disso, O IFPR vai oferecer no ano que vem, em parceria com o Governo Estadual, 08 cursos de pós-graduação latu sensu na área de Administração.

O curso de tecnologia em gestão do IFPR é uma ação desenvolvida em parceria com as secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano; Administração e Previdência; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba; as Universidades Federal do Paraná (UFPR) e Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Tribunais de Contas e de Justiça do Paraná; Ministério Público, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); Polícia Militar; associações e sindicatos ligados à administração pública e prefeituras de 130 municípios paranaenses.

Estiveram presentes na solenidade o Coordenador de Projetos Especiais Brasil Profissionalizado, Marcelo Pedra; representando o Ministro da Educação, Fernando Haddad; o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Carlos Eduardo Cantarelli; o vice reitor da Universidade Federal do Paraná, Rogério Andrade Mulinari; o Diretor-Geral da Educação à Distância do IFPR, José Carlos Ciccarino; o Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, e também homenageado como Patrono do Curso, Alipio Leal; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Cezar Silvestre; o Secretário Municipal de Planejamento da Cidade de Curitiba, Carlos Homero Giacomini; representando o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci; o Técnico Pedagógico, Cesar Augusto Volerti Cordeiro, representando o Vice-Governador do Estado do Paraná e Secretário de Estado da Educação, Flávio Arns; a Gerente Executiva da Escola de Governo do Estado do Paraná, Danielle Cunha Pizzato; representando o Secretário Estadual de Administração e Previdência do Estado do Paraná, Luiz Eduardo Sebastiani e Marco Aurélio Visintin, Vice-reitor da Universidade do Estado do Paraná (Unespar); e representando o Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni.

Fonte: IFPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário